quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Redes sociais: um vício.


 A ONU já considera o acesso a internet um direito humano, ou seja, só vive realmente bem com acesso a rede. Muitas pessoas já têm esse acesso e, dentre elas, a maioria tem conta em pelo menos uma rede social.
Algumas pessoas comparam uma rede dessas a uma certidão de nascimento, como se você só existisse, perante alguns parâmetros, se tivesse conectado a alguma rede social. Tem pessoas que levam esse julgamento tão à sério que passam mais tempo com conversas on-line do que pessoalmente. Por exemplo: junte um grupo de adolescente que se conhecem pouco – eles terão um pouco de dificuldade para engatar uma conversa – mas se estiverem em frente a um computador passariam horas conversando.
A conversa on-line tem a vantagem de aproximar quem está longe, mas também possui vários pontos negativos, como por exemplo:
  • ·         Não dá para confiar cegamente em ninguém;
  • ·         Tudo é politicamente incorreto.

Sobre esse último trópico tenho uma coisa a dizer:
NÃO FALE NA INTERNET O QUE VOCÊ NÃO FALARIA NA VIDA REAL.
Felizmente ainda existem pessoas que prezam pela boa e velha conversa “olho no olho”. Acredito que o único ponto ruim é que você tem que, literalmente, falar na cara, não dá para interromper uma conversa sem motivos.
Tudo tem que ter equilíbrio para funcionar bem. Use as redes sociais, mas também fale pessoalmente!


Nós fizemos uma entrevista com o Professor de história, Rafael Bassi, sobre redes sociais:

Conexão Empreendedora: As redes sociais atrapalham a comunicação verbal da pessoa?

Professor Rafael: Eu acredito que sim, porque afinal de contas, se tiver a possibilidade de que as pessoas se encontrem pessoalmente, que as pessoas tenham uma relação visual, que vejam umas as outras enquanto conversam, é bem melhor, isso facilita nessa comunicação. Não conversando só virtualmente, que é o que vem acontecendo bastante hoje em dia.

Conexão Empreendedora: Quais são seus prós e contras?

Professor Rafael: Os prós é que elas conseguem aproximar as pessoas. As pessoas se encontram. Nós vivemos num mundo em a tecnologia nos rodeia o tempo todo. Isso faz com que a gente consiga se comunicar com rapidez. Falar com as pessoas que estão longe. O contra é que parece que esse tipo de comunicação está prevalecendo. Que deveria ser o contrario. Essa comunicação virtual, de redes sociais deveria acontecer basicamente, quando não há possibilidade se encontrarem. Pelo menos na minha opinião.

Outra entrevista:



Nós gostamos de redes sociais, mas ter um monte é exagero.
Nós só temos tumblr e MSN.
Quem quiser ver:




Recomendo o filme: A Rede Social.




Recomendamos essas redes sociais:

TWITTER já é bem famoso, mas também recomendamos o TUMBLR, que é bem legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário