domingo, 30 de outubro de 2011

Escolas boas, cidadãos melhores





Estudamos em um colégio muito bom, mas, como qualquer outro, tem pontos a melhorar. O principal problema é a falta de uma área de maior cobertura para os dias de chuva. Como tem muitos alunos, não há lugar coberto suficiente e, às vezes alguém acaba ficando na chuva. E para quem fica embaixo da marquise estreita é extremamente desconfortável ficar apertado esperando o transporte. 

Mas, com certeza, alunos de escolas públicas têm mais a reclamar do que nós. São carteiras quebradas e riscadas, muros pixados e falta de professores – o que é realmente uma situação alarmante.



Se a escola fosse um lugar mais estruturado, os alunos sentiriam mais prazer em ficar lá, portanto estudariam mais e, consequentemente, no futuro, seriam trabalhadores melhores. Viu a importância de uma escola bem estruturada?

Algumas escolas realizam mutirões de restauração do prédio. É uma iniciativa muito boa e deveria ser feita em todas que estão em uma condição precária.
Cada pequena ajuda é de extrema importância para solucionar um problema. Por exemplo, se os professores fossem mais bem remunerados, mais pessoas gostariam de ter essa profissão e assim o problema de falta de professores estaria praticamente solucionado.
Esse exemplo nos leva ao fato de que o despreparo de nossas escolas é também um problema de falta de ética na política. Se não fossem eleitos políticos corruptos, teria dinheiro para construção e reparos de escolas e para melhorar o salário dos professores.
Mutirão para limpeza e ornamentação do
CEEFM DELFINO AGUIAR DE AZEVEDO



Escola-Modelo


A escola Rui Bloem é campeã do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) entre as escolas paulistanas de Ensino Médio, que alcançou uma média de 3,71. O Idesp é um índice que combina o desempenho dos alunos no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) com o fluxo escolar. Ele é medido em uma escala de zero a 10, o que torna preocupante que a escola com nota mais alta tenha uma média de apenas 3,71.Mas em de uma lista de 573 escolas, a última teve nota 0,40, diante desses resultados, a Rui Bloem pode ser encarada como exemplo. Afinal, é a escola que mais se aproxima da meta da Secretaria de Estado da Educação, que é 5 para o Ensino Médio.
Os diferenciais da Rui Bloem: é bem cuidada, bonita, organizada e limpa. Não há vandalismo. "Somos rigorosos, vigilantes", afirma a diretora Maria Cleusa. Diretora há seis anos, ela credita o bom desempenho da escola de 2 mil alunos nas avaliações governamentais é um conjunto de fatores. "Temos excelentes professores e pais muito participativos", afirma. Os pais são interessados no desempenho dos filhos. "Eles ficam tão felizes que, depois, fazem questão de acompanhar o desenvolvimento dos filhos" diz ela. Mais um ponto de destaque é o centro de línguas. O centro, que fruto de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação, oferece aulas de francês, alemão, japonês e espanhol. Para estudar lá não é necessário ser aluno da Rui Bloem. A escola conta também com uma sala de leitura, laboratório, sala de informática com 22 computadores novos, anfiteatro, sala de TV e quadras de esportes.

Amigos da Escola


Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo (TV Globo e emissoras afiliadas) com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica. O projeto estimula o envolvimento dos profissionais da educação, alunos, familiares e da comunidade nesse esforço e há participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais. O projeto é implementado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.

O Amigos da Escola se propõe a mobilizar voluntários, divulgar boas experiências nos espaços jornalísticos da Rede Globo, promover Dias Temáticos nacionais que devem ser aproveitados pela escola dinamizar seus projetos e contribui com subsídios para a direção da escola, fornecendo informações e recursos para que a escola consiga, sozinha, desenvolver suas competências para o melhor aproveitamento e organização das atividades.

Lembre-se:

O aluno é que faz a escola. Então sempre que tiver
alguma reclamação ou sugestão, diga.



Fontes:








Nenhum comentário:

Postar um comentário